A importância do cineclube nas universidades

(João Matias)

    Como instituições congregadoras do saber e do conhecimento, as universidades têm uma missão para com seus alunos, dirigentes e demais associados: a própria universalização da cultura e experiência acumulada ao longo dos anos de convívio acadêmico. Para além das salas de aula, o repasse dessa cultura pode também estar nas salas de exibição, onde geralmente se deixa um projetor falar por si só, tanto ou até mais que qualquer professor.

Os Cineclubes são importantes à medida que estudantes em geral (e não só os do ensino superior) necessitam de visão ampla do mundo, de acesso aos mais variados meios de transmissão do conhecimento. O cinema, como grande ferramenta artística, trazendo, em si, várias artes em uma só (música, literatura, teatro, fotografia, etc), faz-se de suma importância para o aprendizado, conscientização e, claro, para o aprimoramento da criticidade de um público a que se pressupõe constituir pensadores.

Talvez pelo costume de assistir a filmes dublados e superproduções hollywoodianas algumas pessoas percam-se nas legendas e na trama dos filmes que os cineclubes exibem. É algo a que desde a infância nos habituamos, com o poder do refletor da TV aberta no centro da sala e a disposição dos convivas em assistir a produções televisivas; de fato, há que se compreender a indiferença dos que ignoram o cinema de universidade. Mas, tal como o conceito do cinema televisivo foi construído, também poderá ele dar lugar a inovações na apreciação de arte tão versátil em temas e abordagens.

A popularização dos Cineclubes em instituições de ensino superior traz ganhos que as usuais xérox, livros e aulas não são capazes de transmitir. A difusão do cinema nas universidades conduz o estudante ao mundo da irrealidade, onde a realidade em que vivemos é mostrada, ora de forma utópica, ora mais mundana; porém sempre buscando extrair resquícios de saber das mentes que o acompanham, um sorriso sutil ante a vastidão do mundo das idéias.

Explore posts in the same categories: Artigos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: